Collab é a nova aposta do Instagram para manter rede social em alta
A novidade da vez no Instagram agora é a criação de posts colaborativos entre duas pessoas, por meio do recurso collab.
Embora o termo collab não seja tão conhecido para quem não tem tanta familiaridade com as redes sociais, ele é bem popular entre os influenciadores digitais.
Diminuitivo da palavra inglesa collaboration, o termo collab quer dizer colaboração, traduzido de modo literal.
No meio digital, isto é uma prática utilizada por diversos segmentos, geralmente entre duas pessoas ou marcas, com o objetivo de desenvolver uma parceria para oferecer produtos ou serviços únicos e exclusivos aos seguidores.
Essa estratégia da collab é perfeita para atingir novos públicos e ampliar o engajamento das marcas.
O recurso foi anunciado no mês de outubro e aos poucos foi sendo disponibilizado entre os usuários da plataforma.
Ele funciona de modo parecido com a marcação em fotos no Instagram e Facebook.
Com a função ativada, é possível convidar outro usuário para ser um colaborador em uma publicação.
Assim, as publicações agora são exibidas para os seguidores das duas contas, compartilhando o número de curtidas, visualizações e comentários.
Neste artigo você vai aprender a criar um post de colaborações, quais são as vantagens dele e porque você deve fazer as famosas collabs.
As vantagens do Instagram Collab
A estratégia disponibilizada pelo Instagram é considerada excelente para os criadores de conteúdo, assim como para as empresas.
Isso ocorre porque todos os conteúdos terão um alcance superior do que se tivesse atrelado somente a um único perfil.
Além disso, é possível atingir diretamente o segmento do público do parceiro, sem abrir mãos dos seus seguidores.
As principais vantagens são:
Aumenta a visibilidade
É inevitável que o seu alcance será melhor.
Além das curtidas e comentários somarem das duas contas, a postagem alcança ainda as pessoas interessadas e curiosas – aquelas que não interagem com o post, mas entram no perfil para descobrir mais sobre o nicho/produtos/serviços.
Consegue mais vendas
Consequentemente, com a collab, a probabilidade de conseguir mais vendas é inevitável, pois o produto ou serviço se torna objeto de desejo de muitos quando a marca engaja com artistas ou influencers.
Quando os dois públicos se conversam e tem características semelhantes, o resultado pode ser ainda maior.
Engaja melhor
Se você está em busca de engajamento, a melhor dica é fazer collabs, independente se sua conta é grande ou pequena.
A dica é: se você é uma marca com seguidores razoáveis, faça posts colaborativos com a sua equipe de trabalho para alavancar o engajamento.
Caso você tenha uma boa audiência, opte pelas parcerias com influenciadores.
Collab: como criar um post de colaboração
Agora que você já sabe o que são as collabs e quais as vantagens delas, é o momento de aprender a criar uma postagem colaborativa em cinco passos. Veja a seguir!
Passo 1
Abra o aplicativo do Instagram para fazer uma nova publicação. Clique no ícone “+” e selecione o “feed”. Escolha a foto que deseja publicar e aperte o “avançar”.
Passo 2
Na sequência, clique sob o “avançar” e em seguida, “marcar pessoas”.
Passo 3
No passo 3, você precisa selecionar a opção de “convidar colaborador”. Dessa forma, basta digitar o nome de usuário que seja marcar e selecionar o perfil.
Passo 4
Para finalizar a marcação, basta apertar “concluir”. Após este processo, é só escrever a legenda e clicar no “compartilhar”, para publicar uma foto em colaboração.
Passo 5
Por fim, a pessoa que foi marcada vai receber uma notificação para aprovar a marcação de um post colaborativo.
Tal pessoa deve tocar no alerta e pressionar o botão “analisar”. Com isso, é possível escolher entre “aceitar” ou “recusar”.
Quando ela aceita, automaticamente o post se torna colaborativo.
A cada dia o Instagram está em busca de novidades para apresentar aos seus usuários.
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