Assessoria de imprensa
Você conhece o trabalho de assessoria de imprensa? Não? Alguma vez você se perguntou o motivo de um meio de comunicação noticiar o lançamento de um produto mesmo sem receber qualquer tipo de verba publicitária?
Caso tenha procurado essa informação, você provavelmente se deparou com menções ao trabalho de uma assessoria de imprensa.
Sim, uma das funções desse profissional é conseguir divulgação espontânea nos principais canais utilizados pelo público do negócio.
Como já mencionamos anteriormente, humanização é uma das principais tendências do marketing para 2020 e está crescendo cada vez mais, então a assessoria de imprensa é uma estratégia super importante caso a sua empresa queira se comunicar de maneira mais próxima com seu potencial cliente, além de melhorar seu posicionamento de marca.
O que é assessoria de imprensa?
Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação de marcas e empresas, cujo objetivo é conquistar a divulgação espontânea e gratuita na mídia, seja em portais na internet, jornais, rádio ou televisão. Cabe ao assessor transformar o seu cliente em notícia.
As marcas que geralmente usam a assessoria de imprensa são empresas privadas, públicas, sem fins lucrativos ou pessoas físicas, através de equipes próprias ou através de agências.
O que faz um assessor de imprensa?
Em sua maioria, esse profissional conta com uma formação em jornalismo ou relações públicas, embora isso não seja regra em todos os casos.
Entre suas funções, está a elaboração de estratégias de comunicação, que determinam quais veículos e editorias devem ser priorizados no lançamento de informações para divulgação, que são chamadas de press release.
Press Release: É um texto escrito em linguagem jornalística para informar fatos relevantes sobre a empresa aos veículos de comunicação.
Pode se referir a seus produtos, serviços, eventos, novidades ou modelo de negócio.
O principal objetivo do release, como também é chamado, é vincular a empresa a algo interessante.
Quais as vantagens da assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é fundamental para melhorar o posicionamento da sua empresa, pois com um trabalhado bem feito de assessoria, sua empresa consegue conquistar espaços nas mídias, que de outra forma, custaria uma fortuna.
Em tempos de marketing 4.0, como dizia Kotler, em que a tecnologia permeia as nossas vidas e se transforma em um meio necessário para conectar marcas e consumidores, faz com que as pessoas desconfiem cada vez mais das abordagens publicitárias, conquistar um espaço e mostrar suas ideais é essencial para aumentar a credibilidade da sua marca.
Como o marketing digital pode te ajduar?
É claro que muita gente confunde o trabalho de marketing digital com o trabalho de assessoria de imprensa, são coisas diferentes, mas que podem caminhar juntas, afinal tem um objetivo em comum, de melhorar o posicionamento da marca e aumentar a visibilidade.
Então a grande sacada é, combinar assessoria de imprensa com o marketing de conteúdo, o marketing de conteúdo é a moeda do século XXI e combinado a estratégia de assessoria de imprensa, criará um processo capaz de impulsionar o alcance do conteúdo do seu negócio.
Outra vantagem é que, juntando as duas práticas, você pode enviar uma mensagem unificada em plataformas digitais diferentes. Isto é, tanto em publicações online como nas redes sociais.
Veja mais algumas recomendações para mesclar essas duas frentes de atuação:
- Criar calendários de promoção editorial com base nas prioridades do negócio e sazonalidade
- Manter a comunicação alinhada para evitar o desperdício de tempo e de recursos
- Planejar os temas da campanha juntos para não divulgar assuntos diferentes ao mesmo tempo
- Trabalhar para a criação de conteúdos que possam ser reutilizados.
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