A Geração Z está trocando o Google pelo TikTok e Instagram
O TikTok é um fenômeno e segundo a Bytedance, proprietária do aplicativo, a plataforma tem 1 bilhão de usuários mensais ativos atualmente.
De acordo com o próprio Google, quase 40% da Geração Z prefere fazer pesquisas no TikTok e Instagram ao invés do Google Search e Maps.
Assim, podemos esperar que o Google incorpore alguns novos elementos similares com os do TikTok na sua plataforma de pesquisa.
Como o TikTok atrai a Gen Z?
A facilidade em produzir conteúdos em vídeo, sem muitas dificuldades, é um dos fatores que atraem a Geração Z. Outro fator é que o TikTok permite criar comunidades.
Assim, qualquer pessoa pode compartilhar sua opinião ou história ou um simples vídeo aleatório e receber centenas de visualizações, mesmo não possuindo seguidores.
O ponto alto é que a plataforma aprende rápido o tipo de conteúdo que o usuário gosta de consumir e com apenas algumas sessões, já é possível receber conteúdo altamente direcionado.
Google ou TikTok?
Outras redes sociais, como Instagram e YouTube, estão fazendo mudanças em suas plataformas, dando prioridade a vídeos curtos e se assemelhando com o TikTok.
O TikTok além de atrair novos usuários diariamente, está ganhando uma nova funcionalidade: a de pesquisa.
O aplicativo não é voltado somente para o entretenimento, é um meio de informação também. A nova geração vem recorrendo ao aplicativo para fazer pesquisas, encontrar informações, ver locais ou encontrar profissionais, como médicos.
Porém, essa funcionalidade não oferece a melhor experiência porque os vídeos mais assistidos têm maior destaque. Então, se você viu um vídeo na aba “Para Você” e esqueceu de salvar, pode ser difícil encontrá-lo de novo.
Ao contrário, o Google oferece uma boa experiência de pesquisa e vem trazendo melhorias na forma como entrega conteúdo aos usuários. Para se adequar ao novo modo de fazer pesquisa, a plataforma vem buscando formas inovadoras de entregar o que é buscado, se relacionando cada vez mais com vídeos e imagens.
Novos recursos do Google
A ferramenta Multiseach possibilita que o usuário encontre o mesmo produto ou um item similar à venda apenas apontando o celular para o objeto.
Buscando ir além, a plataforma irá disponibilizar esse recurso para negócios locais, assim, vai ser possível tirar um print de um yakissoba e encontrar o restaurante mais próximo que oferece esse prato, por exemplo.
O recurso Exploração de Cena irá permitir usar o Multisearch para capturar uma cena mais ampla, como uma prateleira de supermercado e, assim, obter informações em tempo real sobre os produtos.
Em março, a plataforma anunciou que está trabalhando em formas de mostrar vídeos curtos nos resultados de pesquisa. Essa é uma maneira de atrair o público jovem, que está usando as redes sociais para fazer pesquisas.
Assim, o Google está realizando várias mudanças para tornar a experiência de pesquisa mais intuitiva e eficiente, mas sem que a essência da plataforma seja perdida.
Está pensando em investir em marketing digital? Aqui na Você Digital contamos com uma equipe totalmente qualificada para impulsionar seu negócio!