A força do posicionamento no caso Natura x Thammy Miranda
Uma ação de marketing necessita de planejamento, foco e muito estudo para que seja bem executada. E ver se essa ação deu certo ou não também precisa de um estudo aprofundado e analítico. Um dos casos que mais gerou buzz nas últimas semanas foi campanha de Dia dos Pais da Natura. E sim, hoje vamos falar da força do posicionamento no caso Natura x Thammy Miranda.
Neste artigo vamos abordar sobre toda a polêmica envolvida, com uma análise sobre marketing e mercado de ações.
A escolha ousada da Natura por Thammy Miranda
Todos nós sabemos que vivemos em um país polarizado, com opiniões extremas dentro do debate político e social. Por isso, qualquer assunto ou tema, gera um grande debate. A Natura sabia disso, apostou e se jogou dentro deste debate.
No dia 22 de julho, em um publipost, o influenciador Thammy Miranda publicou em seu Instagram uma imagem interagindo com seu filho, para divulgar a marca. Thammy, que é um homem trans, foi escolhido pela marca de cosméticos para ser um dos representantes dos pais na campanha deste ano.
O debate e o buzz
Bastou isso para iniciar um intenso debate nas redes sociais, com influenciadores apoiando a atitude da marca e outros condenando a ação publicando suas opiniões nas redes sociais. Assim sendo, o tema foi Trending Topics do Twitter quase durante o dia todo e o seguinte também. O próprio Twitter, entendendo o tamanho da polêmica, publicou um Moments sobre o assunto.
O questionamento por parte da ala mais conservadora era de que um homem trans não deveria ser uma representação dos pais. Um dos grandes nomes desta ação contra a empresa de cosméticos foi do pastor Silas Malafaia.
Por outro lado, um desafeto confesso do pastor, o influenciador Felipe Neto também entrou no debate. O youtuber, que soma mais de 63 milhões de seguidores em todas suas redes sociais, se disponibilizou a fazer propaganda gratuita para a Natura, caso ela quisesse, apenas para contradizer o discurso de Malafaia.
Os números e o posicionamento no caso Natura x Thammy Miranda
Mas como isso tudo pode refletir em algo que relativamente faça impacto para a marca ou até mesmo para o discurso contrário? Seja para os apoiadores da marca ou para os que aderiram ao #BoicoteNatura, buzz orgânico foi importantíssimo para a marca.
Vamos ao dados e gráficos e entender como isso ajudou os envolvidos. Vejamos o gráfico de busca orgânica no Google Trends. Os números de procura de pessoas por Natura foi muito superior ao de suas rivais O Boticário e Avon, assim como teve uma grande procura para o personagem envolvido na polêmica, Thammy Miranda, que teve uma busca orgânica muito maior que outro envolvido no caso, a pessoa que pediu o boicote, Silas Malafaia.
Nas redes sociais, os números se repetem. Se formos olhar a ferramenta de análise Social Blade, os perfis da Natura não tiveram perda de seguidores, e assim um grande aumento dia após dia, conforme mostram as imagens abaixo.
Há, também, uma semelhança nos números de forma crescente entre os outros dois envolvidos, Thammy Miranda, que apresentou apenas uma queda de seguidores no começo da polêmica no Twitter, mas que depois foi suprida e teve grande aumento, assim como Silas Malafaia, em ritmo menos acelerado.
No mercado, a Natura sentiu o reflexo desse buzz e acompanhou a crescente das redes sociais. No início da campanha com Thammy Miranda, no dia 22 de julho, a empresa vendia suas ações por R$ 43,48. Entretanto, no fim do pregão desta quarta-feira, uma semana depois, as ações já eram vendidas por R$ 47,09.
Ações pensadas e planejadas ajudam a sua empresa a ter um crescimento orgânico alto. Assim como, outras estratégias de marketing também podem ser utilizadas e uma agência de marketing ajuda sua empresa a alcançar isso.