Transferência bancária pelo WhatsApp é aprovada no Brasil
O Banco Central do Brasil autorizou no final de março a transferência bancária pelo WhatsApp, que deve começar a ser operada pela empresa Facebook Pagamentos, aprovada como “iniciador de transações”.
O modelo adotado pela empresa vai permitir que sejam realizadas operações pré-pagas, onde o usuário insere dinheiro em uma carteira virtual, podendo gastar esse valor posteriormente. Em conjunto com essa autorização, o BC também concedeu às empresas Visa e Mastercard autorizações para dois arranjos de pagamentos — transferência/depósito e operações pré-pagas.
Assim, a transferência bancária pelo WhatsApp vai acontecer por dentro do aplicativo de mensagens mais usado do Brasil.
O modelo autorizado pelo Banco Central permitirá que, neste primeiro momento, somente as transações entre contas dos clientes nas instituições financeiras em que são correntistas.
Quer entender mais detalhes de como isso vai acontecer? Confira o restante do artigo da Você Digital Propaganda.
Como vai funcionar a transferência bancária pelo WhatsApp?
O aplicativo de troca de mensagens terá, neste primeiro momento, a possibilidade de credenciar o número do cartão de débito ou pré-pago das bandeiras Mastercard ou Visa.
Assim, os pagamentos para os usuários será feito mediante cadastro de um cartão no aplicativo, onde o WhatsApp não guardará o dinheiro do usuário em uma conta.
Ainda não se sabe quando o WhatsApp vai liberar essa funcionalidade e nem quais as tarifas que o aplicativo vai estabelecer para a utilização do serviço, assim como quem a pagará (quem envia ou quem recebe o dinheiro).
Essas operações de transferência bancária pelo WhatsApp vão poder ser feitas somente dentro do Brasil. Nesta primeira autorização, os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay não estão incluídos. Essa ação ainda está em análise pela instituição financeira brasileira.
Quando esse serviço deve ser lançado?
Como a autorização foi dada recentemente, o WhatsApp ainda está organizando os preparativos finais para disponibilizar este serviço no país. Ainda não se sabe se a novidade será integrada ao sistema Pix. A partir do momento em que a função de transferências bancárias pelo WhatsApp estiver disponível no aplicativo, o mensageiro compartilhará mais informações.
Segundo a empresa norte-americana, os pagamentos digitais são mais seguros e convenientes, oferecendo uma solução vital para a rápida transferência de dinheiro às pessoas que necessitam. O WhatsApp também ressalta a importância da funcionalidade para ajudar empresas na recuperação econômica.
Essa análise do BC demorou quase 10 meses, desde o momento da entrada do pedido até a autorização da funcionalidade. O anúncio deste recurso havia sido feito em junho do ano passado. Na ocasião, o BC tinha suspendido o teste que o Facebook começou a realizar no país.
Mais detalhes sobre a transferência bancária pelo WhatsApp
Neste primeiro momento, quem quiser fazer parte do benefício precisará ter uma conta bancária, mas ainda não há a confirmação de quais instituições estão habilitadas para as transações.
Sobre o limite de transferências, o aplicativo afirmou apenas que “o serviço possibilitará transações somente no Brasil e em moeda local”.
Quando o serviço foi anunciado em 2020, os limites eram de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Seria possível fazer até 20 transações por dia.
Como informamos acima, os pedidos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao programa Facebook Pay ainda estão em análise.
Com esta funcionalidade, os mesmos dados de cartão cadastrados no WhatsApp poderiam ser utilizados em toda a rede aplicativos do Facebook, que inclui, também, o Instagram.
Caso isso seja aprovado, esse sistema vai permitir que as pessoas façam pagamento para empresas que usam a versão “WhatsApp Business“. Em dezembro de 2020, a companhia anunciou a chegada do carrinho de compras em conversas com lojas, sem oferecer as opções de pagamento.
O 1º serviço a ser disponibilizado pelo WhatsApp é o P2P (peer to peer), que permite transações entre pessoas. Posteriormente, há intenção do aplicativo em realizar o P2M, que é a transação entre pessoas e estabelecimentos. O lançamento foi feito em junho de 2020.
Conclusão
Este serviço que deve estar disponível em breve vai ajudar e muito os empresários brasileiros, principalmente os que sofrem neste período de pandemia com as restrições de funcionamento. Ele também deve ser um aliado de quem mudou a estratégia de negócios e agora funciona como e-commerce.
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre mercado, marketing digital e muito mais, acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter. Se você quiser ajuda profissional para traçar as melhores estratégias para o seu negócio,clique aqui e fale com um de nossos especialistas.