Novidade: Nova funcionalidade vai permitir recebimentos e pagamentos via WhatsApp
Tanto pessoas físicas e quanto pequenas empresas poderão efetuar e recebimentos e pagamentos via WhatsApp. E melhor, o Brasil será o primeiro país a receber a novidade!
O aplicativo anunciou nesta segunda-feira (15) que o Brasil será o primeiro país a receber uma nova atualização que vai permitir que usuários enviem e recebam dinheiro, usando cartões cadastrados. A nova funcionalidade do WhatsApp também vai permitir que contas do WhatsApp Business recebam pagamentos por produtos e serviços.
Os pagamentos irão acontecer dentro de uma função chamada Facebook Pay. Em nota, o WhatsApp afirma que o recurso tem esse nome para que, no futuro, os mesmos dados de cartão possam ser utilizados em toda a família de aplicativos da empresa (Facebook e Instagram).
Essa nova funcionalidade de recebimentos e pagamentos via WhatsApp não é uma exclusividade do app. Na China, o WeChat foi responsável por uma revolução na maneira de pagar no país e atualmente é também rede social e uma plataforma de vendas.
Mas por que o Brasil, vai ser o primeiro a receber essa nova funcionalidade de recebimentos e pagamentos via WhatsApp?
O Brasil e o WhatsApp sempre tiveram um caso de amor muito sólido. Tanto, que o nosso país é um daqueles que mais utilizam a plataforma ao redor do mundo.
Em 2019 o Brasil foi o segundo país com maior número de usuários, sendo 99 milhões de usuários ativos mensais. Um número incrível, considerando que estamos falando de um país com 200 milhões de habitantes. Por outro lado, é preciso lembrar que não são poucas as pessoas que contam com mais de uma conta de WhatsApp em seu smartphone.
Durante a quarentena de Covid-19, o WhatsApp ganhou um espaço ainda maior no dia a dia do brasileiro, sendo que durante a pandemia o uso de WhatsApp para atendimento cresce mais de 100%.
Como vai funcionar os recebimentos e pagamentos via WhatsApp:
- Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada “Pagamento”;
- Quando o usuário clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
- Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha número de 6 dígitos;
- Depois, o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes;
- Será preciso verificar o cartão junto ao banco, recebendo um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco.
- Será preciso incluir a senha (ou reconhecimento biométrico do celular) toda vez que o usuário for enviar dinheiro. E as informações de cartão também são encriptadas.
Para quem estará disponível os recebimentos e pagamentos via WhatsApp:
Inicialmente será possível usar apenas cartões de débito, ou que tenha as funções de débito e de crédito, Visa e Master dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil.
A transferência vai ser intermediada pela Cielo e será sem taxas para os usuários. Segundo o WhatsApp, o modelo, no entanto, é aberto e está disponível para receber outros parceiros no futuro.
As transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Será possível fazer até 20 transações por dia.
Para as contas comerciais, usando o WhatsApp Business, será preciso ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico. Os comerciantes, diferentemente dos usuários, pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.
“Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp em nota.
Gostou dessa nova funcionalidade do Whatsapp? O que acha de turbinar as suas vendas online usando esse recurso? Clique no botão e descubra como podemos te ajudar!