O Orkut vai voltar?

Pode parecer piada, mas não é! Atenção saudosistas, o Orkut está de volta!


A rede social que foi um fenômeno no Brasil nos anos 2000 está abalando os bastidores com o comunicado sobre um novo projeto no Brasil. Nessa quarta-feira, 27 de abril, o site Orkut.com foi reativado!

Clicando no link, nos deparamos com uma nota que relembra ainda o enorme sucesso que a antiga rede social fez e sugere atualizações em breve. Apesar de não trazer detalhes concretos sobre o novo projeto, o comunicado ganhou um enorme destaque na mídia e muitos usuários comemoram um possível retorno da plataforma.

“Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, publicou o programador turco.

O Orkut foi lançado em 2004 e logo viralizou no Brasil, seu principal público no mundo. Chegou a ter mais de 30 milhões de usuários apenas em território nacional, até ser comprado pelo Google em 2008. Passados 6 anos, em 2014 o Orkut anunciou o fim das suas atividades.

A plataforma que foi um grande sucesso, tinha entre suas características principais a possibilidade de se fazer classificações entre grupos de desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo. A principal função do site, no entanto, era a criação de comunidades.

Algumas das mais famosas entre os brasileiros eram:

  • Eu Odeio Acordar Cedo (6.106.958 membros);
  • Eu amo minha MÃE! (4.571.629 membros);
  • Te incomodo? Que peeena! (4.288.293 membros)
  • Sou legal, ñ tô te dando mole (1.520.489 membros)

No Brasil, elas também ganharam importância ao reunir em um único espaço links de download de conteúdo pirateado. Vale lembrar que, na época, não era fácil encontrar músicas e filmes em plataformas de streaming, por exemplo.

Depoimentos

Os perfis do Orkut tinham um espaço reservado para que amigos escrevessem homenagens aos usuários. Pedir e deixar depoimentos se tornou um hábito bastante comum entre os usuários na rede social e a posição de primeiro lugar na lista era até mesmo disputada.

Para vários usuários, estar na primeira posição nos depoimentos significava ser um amigo mais querido ou especial.

Correntes

Os scraps também eram usados para divulgar correntes. Esse tipo de mensagem viral não foi inventada pela rede social, mas ganhou um espaço ainda maior no Orkut. Na rede social, as mensagens que pediam para ser repassadas iam desde mensagens fofas até contos de terror e algumas notícias falsas.

Alguns dos golpes mais famosos eram: “o Orkut vai ser pago a não ser que você repasse essa mensagem”, o boato de que a seleção brasileira perdeu de propósito a Copa do Mundo de 1998 e o suposto apelo de uma garota que faleceu em um acidente e precisava de compartilhamentos para encontrar a paz.

Em alguns casos, esse tipo de corrente também era usado por hackers para espalharem vírus na rede. A frase “as fotos da nossa festa ficaram ótimas”, por exemplo, virou até mesmo um meme por ser muito usada nas tentativas de golpe.

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
2 anos atrás

além do Orkut amava entrar no site “perolas do Orkut” kkkk

Delvania
Delvania
1 ano atrás

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog.
Meu blog: Cine Vision V5