Campanhas de Dias das Mães que emocionam e geram vendas
O dia das mães é uma data especial. A comemoração surgiu na cidade de Grafton, nos Estados Unidos, por iniciativa de uma jovem chamada Anna Jarvis. Após perder sua mãe, ela pensou em criar uma data para homenagear sua genitora. Um memorial foi feito em homenagem a vida de Ann Jarvis em maio de 1908.
Em 1914, depois de sua inciativa tomar repercussão em todo país, o então presidente Woodrow Wilson oficializou a data que passou a ser celebrada em 9 de maio. No Brasil, a data foi oficializada em 1932, declarada em decreto de número 21.366, assinada pelo então presidente Getúlio Vargas.
Ao longo dos anos, muitas campanhas de Dia das Mães trouxeram amor e emoção, além de gerar bons resultados de vendas e engajamento. A data é vista como uma das mais importantes do primeiro semestre para o comercio. E, todos os anos, as empresas aproveitam para investir em campanhas para captação de novos clientes.
Contudo, diante da pandemia causada pelo coronavírus, as organizações foram desafiadas a repensarem suas campanhas. As festividades virtuais abriram novas possibilidades para produtores que vendem pela internet. Nesse ano, com o avanço da vacina, a melhora nos números da pandemia e a retomada total das atividades presenciais, as expectativas são positivas para as compras no varejo físico.
Relembre peças publicitarias fascinantes e se inspire para homenagear sua mãe, neste domingo (8) de maio.
1. Cacau Show
A campanha da Cacau Show para o Dia das Mães de 2017 foi nomeada de “Bilhetinhos” e provou que atitudes simples do nosso cotidiano podem tornar a relação entre mães e filhos extraordinária.
2.O Boticário
Em 2018, a campanha “Colo de Mãe”, de O Boticário, fez o público recordar sobre a trajetória de vida desde a infância até a idade adulta. O filme também se refere a distância e a volta para casa para receber colo de mãe.
3.Arezzo
A marca de calçados femininos, em 2020, usou vídeos caseiros produzidos por mães e filhas para celebrar esse afeto maternal. Com a temática “Mães, sempre presente”, a produção audiovisual também mostrou famílias que não puderam se encontrar pessoalmente devido a pandemia do Covid-19.
4.Canon
Com imagens gravadas em 2019, a empresa de câmeras fotográficas produziu o filme “Um dia das mães para recordar”. A protagonista, diagnosticada com a Alzheimer, doença neurológica que, aos poucos, degenera a memória, recebe uma máquina de fotografia para registrar bons momentos, em especial os vividos em família.
5.Renner
Com o assunto “Celebre cada minuto”, o anuncio das lojas Renner incentivou a convivência entre mães e filhos, frisando a importância de aproveitar as diferentes etapas vividas na maternidade. O vídeo acompanhado pela música “Tempo Perdido”, do Legião Urbana, exibe uma mãe acompanhando várias fases de crescimento de sua filha.