Black Friday: veja dicas práticas para aplicar ao seu negócio

Promoções sempre interferem no sentimento de compra dos consumidores. Ninguém resiste a um produto pela metade do preço ou aos combos promocionais – sejam de livros, roupas e eletrônicos. E existe um dia específico para que essas promoções abalem a internet e as lojas físicas: a Black Friday.

Você é do tipo de consumidor que espera o ano inteiro por aquela sexta-feira de novembro para comprar produtos na Internet ou até acampar em frente à loja para garantir o melhor desconto?

Ou, do ponto de vista do empreendedor, você sabe como elaborar uma campanha que realmente funcione? Sem parecer aquelas furadas, em que a empresa dobra o valor do produto na semana da Black Friday e vende pela metade do preço (???).

Até porque, esse tipo de situação já virou piada no país.

Neste artigo, você acompanha algumas dicas práticas para conseguir aplicar ao seu negócio e elaborar a estratégia ideal.

Antes de mais nada, tenha em mente que a data é uma boa oportunidade para que os consumidores comprem um produto que desejam há muito tempo ou adquira um produto que provavelmente não seria comprado fora da época dos saldões.

Portanto, se você acha que a Black Friday só funciona em outros países, está muito enganado.

O que acontece é que as empresas e e-commerces brasileiros ainda não sabem como usar a oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a marca.

Se você tem interesse em como pode se beneficiar deste período, siga acompanhando o artigo.

Como a Black Friday começou?

No contexto geral, a Black Friday é definida como uma ação promocional feita pelo setor do varejo na quarta sexta-feira do mês de novembro.

O objetivo é aumentar as vendas e o consumo de fim de ano, com descontos de até 90% em produtos.

Assim, as grandes marcas veiculam anúncios tentadores, na internet ou fora dela.

Tudo começou por conta do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day, tradicional feriado norte-americano, realizado na quarta quinta-feira de novembro.

Este feriado é muito conhecido para que as pessoas se reúnam, agradeçam e demonstrem gratidão por tudo que elas têm.

Sendo assim, a sexta-feira depois do Thanksgiving Day era o momento ideal para dar start às compras de natal e liquidação por parte das lojas.

Foi no século XX que a liquidação de produtos se tornou popular nos Estados Unidos, após o Dia de Ação de Graças.

E nas décadas de 1980 e 1990 foi consolidada como a data específica de compras.

Ao longo dos anos, o sucesso da Black Friday foi tanto que as ações começaram a ser implantadas em outros países.

No Brasil, a implantação ocorreu em 2010.

Os lojistas adotaram a prática e o consumo foi vantajoso para os consumidores.

De acordo com cada estabelecimento, alguns optam por fazer as promoções no dia específico e outros deixam o mês inteiro com descontos e vantagens.

Piada no Brasil

Conforme mencionamos anteriormente, os descontos são capazes de chegar até 90% – uma vantagem absurda para os clientes.

Imagine que, um celular que custa R$ 1.000,00, passa a ser vendido por R$ 100,00. Você faria de tudo para conseguir, não é mesmo?

Por isso, muitas pessoas em outros países se preparam, levam barracas na frente de suas lojas favoritas e madrugam no computador para acompanhar a página dos e-commerces.

No Brasil, a história é um pouco diferente.

Como somos especialistas em meme, chega o mês de novembro e as redes sociais já estão repletas de piadinhas sobre a “Black Fraude” no país.

Mas por que a ação virou piada no Brasil?

Um dos principais motivos é que as marcas utilizam de tal data para se dar bem em cima dos clientes.

Ou seja, os consumidores já notaram que muitas lojas dobravam o preço do produto no mês de novembro e no dia da Black Friday, vendiam pela metade do valor, o que dá na mesma.

O mesmo celular que custava R$1.000,00 passou a ser R$2.000,00 e no dia da Black Friday, a empresa dizia que estava com 50% de desconto e ele voltou ao preço original.

Não é à toa que os brasileiros começaram a associar a frase “tudo pela metade do dobro” à Black Friday no país.

Convenhamos, não existe nada mais desagradável que uma marca enganar o seu cliente.

Com isso, nós separamos algumas dicas práticas para você executar na sua empresa agora mesmo.

Dicas para a sua campanha de Black Friday

Investir em campanhas e ações de marketing para a Black Friday é uma excelente oportunidade para o aumento de vendas, rotatividade de produtos, além de fortalecer a marca e trabalhar bem o branding do seu negócio.

Separamos quatro dicas especiais para você preparar a ação o quanto antes. 

Conheça cada uma delas:

1-Foque na experiência do cliente

O objetivo do consumidor na Black Friday é obter descontos e vantagens.

E é o que você deve oferecer a ele.

Pense em ofertas que realmente chamem a atenção e faça o interesse do consumidor ser despertado.

Nada de vender “tudo pela metade do dobro”. Seja sincero com o seu cliente e busque maneiras para que a jornada de consumo seja boa.

Isso fará ele lembrar da sua marca pelo atendimento e qualidade de produtos.

Ah, ofereça algo que agregue a experiência, incluindo o atendimento, velocidade e usabilidade no site.

2-Divulgue as ações de marketing nas suas páginas

Depois que você definiu as melhores promoções, o mais indicado é divulgar tais ações na internet, por meio de: landing pages, e-mail marketing, otimização dos motores de busca e investimentos em tráfego pago.

Hoje em dia, boa parte das compras são feitas na internet, através dos e-commerces.

Mesmo se o consumidor não compra pelo site, é provável que utilize as redes para pesquisar, comparar preços ou pedir informações.

Esse é um comportamento conhecido como omnichannel, no qual já detalhamos a importância no artigo abaixo.

Com a forte presença digital, você amplia a cobertura da sua empresa e ajuda a disseminar a sua marca.

3-Treine sua equipe

Outro passo necessário neste período é o treinamento das equipes.

Seja em ambiente físico ou em e-commerce, sua equipe precisa estar preparada para atender as demandas.

Atendimento humanizado, ágil e personalizado estão entre os principais requisitos para se destacar nesta época.

Um mal atendimento pode trazer consequências irreversíveis.

Deste modo, reúna sua equipe, converse e defina processos a fim de que todos ajam de modo padronizado.

4-Não engane seu cliente

Sempre é bom relembrar a importância de ser honesto com o cliente. Afinal, ele conta com um amplo acesso de informações à disposição para pesquisas e consultas.

Seja honesto e transparente.

Não prometa algo que você sabe que não vai conseguir cumprir.

Se você não está disposto a oferecer condições especiais e relevantes para esta ação, talvez seja melhor descartar a participação na Black Friday.

Além disso, a dica de ouro é não subir os preços antes para poder dar um desconto maior, em hipótese alguma.

Black Friday: concluindo…

Se você enxerga a iniciativa não-vantajosa para o seu negócio, saiba que para ser um sucesso só depende de você.

Mais do que fornecer um desconto, as ações promocionais trazem: destaque frente aos concorrentes, fidelização e aquisição de novos clientes, captação de leads, entre outros.

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