A importância dos stories para engajar e reter o público!

Os stories revolucionaram a internet e isso não é novidade para ninguém. Com eles, compartilhamos partes do nosso dia, além de acompanhar tudo o que os amigos e seguidores postam. É uma ótima ferramenta para compartilhar vivências e experiências.

As atualizações não param!

Novidade da semana: Stories passam a receber curtidas 

Recentemente, o Instagram liberou um botão para curtir Stories no aplicativo.

O botão para curtir Stories tem o formato de um coração e está localizado entre o espaço para escrever mensagens e o ícone de avião/compartilhamento.

O mais legal é que as curtidas são privadas.

Só quem publicou o story pode ver quem curtiu o conteúdo. As pessoas que deram o like ficam indicadas no topo da lista de visualizações e aparecem com a foto de perfil marcada por um coração vermelho.

Outra curiosidade desta novidade é que as curtidas não são notificadas nas mensagens diretas (DMs). Ou seja, ao contrário das reações rápidas ou respostas, os likes não são acusados em mensagens diretas, com o objetivo de não acumular as mensagens da caixa de entrada.

Porém, os usuários podem acompanhar quem curtiu o story na aba “Atividade”, já que a plataforma envia uma notificação, semelhante à quando alguém curte uma foto no feed.

Vale lembrar que é possível retirar as curtidas em caso de imprevisto.

Quem apertou o botão de curtir Stories sem querer ou se arrependeu tem a chance de retirar a curtida.

Para isso, basta apertar novamente no botão para desfazer a atividade.

O novo recurso vem em um momento para renovar os ânimos dos usuários nas plataformas, já que eles podem demonstrar opiniões e sentimentos sem necessariamente escrever uma mensagem ou enviar um emoji, por exemplo.

A novidade foi anunciada pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri, em seu Twitter pessoal, no dia 14 de fevereiro. Confira!

“A ideia aqui é garantir que as pessoas possam expressar mais apoio umas às outras, mas também limpar um pouco os DMs. “As mensagens são uma prioridade fundamental para nós, e uma grande parte disso é focar em DMs entre você e as pessoas que você gosta”, disse Mosseri. 

Os stories têm a ver com marketing digital?

Atire a primeira pedra quem nunca passou horas e horas rolando a tela de um lado para outro olhando os stories.

Por ser um formato rápido, instantâneo e prático, o formato só cresce e ganha o gosto dos usuários na plataforma.

Tanto é verdade que o formato foi parar até no LinkedIn e WhatsApp.

Do ponto de vista do marketing digital, os stories tem o grande poder de divulgar a marca, produtos e serviços, além de mostrar os bastidores da empresa, curiosidades e detalhes do dia a dia de uma organização.

Isso gera ao público um sentimento de proximidade e confiança e faz com que ele se sinta parte da empresa.

De acordo com a Mlabs:

  • 500 milhões de contas (metade dos usuários da rede) usam os Stories todo dia;
  • um terço dos Stories mais visualizados são de empresas;
  • 1 em cada 5 Stories orgânicos recebe uma mensagem direta.

Esses números indicam o potencial da ferramenta para o marketing digital, já que a entrega por parte do Instagram também é alta.

Os motivos para você engajar mais e reter o seu público nos stories

Estar fora dos stories não é uma opção.

Como eles desaparecem depois de 24 horas, você deve ter em mente que eles precisam funcionar em paralelo aos conteúdos publicados no feed, que aparecem em seu perfil.

Neste contexto, é uma nova maneira de conversar com o seu público.

Separamos abaixo algumas dicas do porquê ele é importante para o seu negócio. Confira!

1 – Mais engajamento, audiência e visibilidade ao seu perfil

Quando você publica stories com frequência, o seu perfil se mantém ativo e chama a atenção do público. Isso o faz se diferenciar da concorrência, pois a tendência é que sempre exista menos concorrentes quando uma empresa desenvolve stories mais criativos.

Além disso, quem entra no seu perfil identifica que ele está ativo, sendo bem alimentado e garante que a marca seja cada vez mais lembrada.

2 – Possibilidade de construir destaques

Se você pensa que não vale a pena postar stories porque ele desaparece em um dia, pode esquecer.

Você não precisa aparecer a todo o momento, pelo contrário, há inúmeras opções criativas, como enquetes, quizzes, perguntas, stickers especiais de localização e hashtags, sem contar nos filtros divertidos para agregar ainda mais o conteúdo.

Você também pode construir destaques temáticos, que ficarão expostos no seu perfil, sem prazo de validade. Essa é uma ótima forma para diversificar o conteúdo para quando um usuário entrar no seu perfil e incentivá-lo a se tornar um seguidor.

3 – Humanizando o conteúdo

Com os stories, você tem mais humanização de marca – uma maneira de tratar o seu cliente de um modo acolhedor para que ele crie vínculos e se torne fiel ao que ele consome. Já é notável o quanto a experiência do consumidor deve ser priorizada, pois um atendimento personalizado e acolhedor gera credibilidade, confiança e interfere na reputação.

Conteúdos que você pode trabalhar nos stories

Uma empresa, indústria ou qualquer empreendimento pode estar nos stories. O segredo está em adaptar o seu conteúdo para o meio digital.

Por isso, existem alguns tópicos que podem te ajudar a pensar nesses tipos de conteúdo. Veja a seguir as principais dicas!

MOSTRE OS BASTIDORES

A curiosidade é um sentimento que é despertado nas pessoas, principalmente pelas redes sociais.

Aproveite essa situação e publique algo importante do dia a dia que mostre como está acontecendo na empresa naquele exato momento.

Se o seu empreendimento é um restaurante, faça stories das preparações dos pratos, apresente a equipe, mostre momentos especiais do local, entre outros.

FAÇA PROMOÇÕES

Use e abuse da sua audiência que te acompanhe nos stories.

Para isso, invista em promoções relâmpagos só para quem assiste aos seus vídeos.

Muitos seguidores acompanham a empresa apenas por esse meio, então nada melhor do que presenteá-los com benefícios e condições especiais.

USE LINKS EXTERNOS

Mostre seus produtos, catálogos e direcione o seu público para um link específico. Aproveite para inserir links externos diretamente nos stories. Com isso, é possível integrar a sua audiência com várias mídias ao mesmo tempo.

INVISTA EM TRANSMISSÕES AO VIVO

Se você gosta de fazer lives no Instagram, o story é um ótimo caminho para convidar a sua audiência com antecedência. Desse modo, ela se programa para assistir toda a transmissão e ainda ativa um lembrete para receber uma notificação quando a live for começar.

Quando você mantém a regularidade, gera conteúdos dinâmicos, fala sobre assuntos em alta, com muita alegria e bom-humor, todo o processo de gravação se torna mais simples e gratificante.

Criar conteúdo é compartilhar vivências com quem se identifica com você.


Conte para nós o que você achou da novidade e como você usa os seus stories!

Em caso de dúvidas, sugestões e ideias criativas, compartilhe com a Você Digital Propaganda!

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