Inbound Marketing: O que é e qual a sua importância?

Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Essa estratégia eficaz e inovadora tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é gerar leads.

Afinal, atrai três vezes mais potenciais clientes comparado com o marketing tradicional, com um custo de 62% a menos.

Quem não gosta de gerar novos leads pagando menos, não é mesmo?

Se você quer saber mais sobre essa técnica e como aplicá-la, fique com a gente nesse artigo.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conceito do Marketing Digital que visa atrair a atenção, conquistar o consentimento e criar uma relação de confiança com potenciais clientes.

Também conhecido como “Novo Marketing”, essa tática abrange um conjunto de estratégias baseadas na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico.

Diferente do Marketing Tradicional, que se comunica através de meios offline, o Inbound Marketing usa recursos para atrair consumidores por meio de plataformas online.

A estratégia do Inbound Marketing é causar uma boa primeira impressão, sem tirar a atenção das pessoas de suas tarefas com publicidade invasivas, ou seja, agregar valor através de conteúdos e materiais relevantes.

Principais características do Inbound

Já que estamos falando em criar um relacionamento com os possíveis clientes, existem alguns tópicos que você vai encontrar durante o uso desse conceito. Como:

Comunicação acessível: há uma interação aberta e constante entre marca e cliente em discussões e iniciativas engajadas;

● Espontaneidade: a mensagem é divulgada em momentos convenientes de forma contínua para não interromper o receptor;

● Participação: após criar uma relação de confiança com o cliente gerando valor sem ser invasivo, o engajamento torna-se maior.

Inbound Marketing – os melhores resultados em seus projetos

Como aplicar o Inbound Marketing?

A eficiência desta técnica está diretamente relacionada ao seu processo de aplicação que geralmente ocorre em quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento. Conheça mais sobre elas:

● Atração: o primeiro passo para gerar conversões é qualificar o tráfego através de conteúdos relevantes, para fazer com que os novos visitantes naveguem com frequência nos seus canais digitais;

● Conversão: manter o visitante navegando no seu canal de comunicação é importante para convertê-lo em lead, ou seja, uma nova oportunidade de venda;

● Venda: após abastecer os leads com seus conteúdos relevantes, é o momento de buscar o fechamento da venda;

● Fidelização: depois da compra inicia-se uma nova etapa, conhecida como pós-venda, neste momento você oferece experiências de qualidade para que o cliente se torne um embaixador da sua marca trazendo mais leads para o seu negócio.

Inbound Marketing – pessoas com computador utilizando

Qual a importância do Inbound Marketing?

É possível perceber que o Inbound é uma estratégia de marketing que traz mais engajamento e possibilita melhores resultados às empresas, como:

Atingir o público-alvo

Ao invés de atrair leads desqualificados, o conteúdo precisa ser segmentado e chamar a atenção apenas dos que mostram maior potencial de conversão.

Portanto, uma das formas de metrificar se a tática está gerando resultados é analisar a qualidade do público que está sendo alcançado, e não a quantidade.

dinheiro

Proximidade com cliente

Por ser uma metodologia que atrai o cliente de maneira personalizada com base em seus desejos, necessidades ou dores, o Inbound além de atrair, cria um relacionamento de confiança.

A partir daí, o público interage mais e tende a estar mais aberto para recomendações e dicas vindas de você.

Maior poder de persuasão

O Inbound Marketing proporciona maior poder de convencimento porque o potencial cliente já está aquecido com conteúdos relevantes, ficando cada vez mais consciente, e por isso não há a necessidade de forçar uma venda.

É um processo em que a persona recebe exatamente o tipo de mensagem que precisa, em um tempo suficiente para se convencer.

Agilidade no processo de vendas

É o tempo que sua empresa leva para fechar uma venda desde o contato inicial, considerando todas as etapas da jornada do cliente.

Através de conteúdos altamente relevantes e personalizados, o Inbound Marketing acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e reduz o tempo do processo de compra.

Ficou alguma dúvida? Quer saber mais? A nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para te ajudar nas melhores estratégias de marketing para sua empresa lucrar MAIS

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