Cringe: o meme que divide gerações
Se você já acessou a busca do Google e pesquisou ‘o que é cringe’, você faz parte de um deles, e nós vamos te explicar o porquê disso. Que o termo parou a internet nesses últimos dias, ninguém pode negar. Desde 21 de junho, a procura pela palavra teve um aumento significativo, segundo o Google Trends. No Instagram, a hashtag #cringe já alcançou mais de 23,4 milhões de publicações.
Foram memes, discussões, comentários e tudo virou um caos. O termo gerou um grande dilema entre as gerações e travou uma guerra geracional, que expõe diferenças entre os millennials e a geração Z.
Millennials X Geração Z
Quem nasceu no início dos anos 1980 sabe que muitas coisas mudaram e as gerações continuam se transformando. Os adolescentes dos anos 1990 deixaram de ser jovens e estão entrando na fase de depois dos 30. Foram tantas vivências ao longo desses anos, como o acompanhamento do surgimento da internet discada, a modernização dos celulares, a migração do MSN para o Orkut, o crescimento em conjunto aos atores de Harry Potter, Malhação e também a fase Sandy e Junior. Mas isso mudou – na nova geração, a moda são as dancinhas do TikTok, as séries de TV ganharam destaque e até os artistas se reinventaram.
A geração Z, que é formada por jovens nascidos entre o final de 1990 e os anos 2010, passou a classificar os millennials, que são nascidos entre 1980 e 1996, como um público cafona e antiquado, baseados nos hábitos, comportamentos e gostos da geração.
Segundo os jovens da geração Z, os millennials são super cringes. Para eles, usar calça skinny, sapatilhas, gostar de Disney e Friends, usar emojis em conversas, tomar café e café da manhã, usar cabelo de lado, falar litrão e boletos, além de não superar o amor por Harry Potter, é considerado algo vergonhoso e desnecessário.
Ah, também ser obrigado a pesquisar uma gíria, é considerado muito cringe.
Os millennials se sentiram ofendidos com toda essa constatação e resolveram dar o troco, dizendo que a geração é cafona por ser tiktoker, usar fancam (vídeos com melhores momentos dos ídolos) para fazer postagens nas redes sociais, usar emojis como ironia e cabelo partido no meio.
Mas como assim, cringe?
No vocabulário internetês, cringe significa qualquer comportamento ou gosto considerado vergonhoso. Ou seja, cringe é quando as pessoas fazem algo fora de moda, ultrapassadas – um verdadeiro micão. (Usar micão também é ser cringe?)
Agora se tratando da formalidade, a palavra inglesa é considerada um verbo e, segundo o dicionário de Cambridge, há duas definições: sentir-se muito envergonhado ou constrangido; encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso e perigoso.
O início do burburinho
Apresentada a definição, a explosão de comentários ocorreu nesta semana. No Brasil, a palavra já estava sendo citada nas redes sociais, mas de uma forma amena. O burburinho e o caos começaram lá no Twitter, no último dia 17, após a podcaster e publicitária Carol Rocha perguntar em sua conta pessoal o que os jovens da geração z acham vergonhoso nos millennials.
por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)
— tchulim é cringe (@tchulim) June 17, 2021
As respostas surpreenderam muita gente com a constatação de que os millennials não são mais jovens. O TikTok até compartilhou o vídeo que explica com detalhes tudo isso:
e aí, já pesquisaram o que é cringe hoje? @affthehype pic.twitter.com/a5VG2OaCNr
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) June 21, 2021
Mas e quem está no meio termo, é o que?
De um lado estão os millennials e de outro, a geração Z. No entanto, existe uma galera que nasceu no final dos anos 1990 e início de 2000 e acompanhou de perto essa transformação de geração. Mais novos, claro, mas com gostos semelhante aos millennials e com comportamentos da geração Z também, eles não são capazes de se denominar. Seria a geração do limbo? Meio cringe ou meio millennial? A verdade é que não existe certo ou errado e que está tudo bem ter gostos antigos e modernos.
O conflito de gerações: até quando isso vai durar?
A resposta é: não sabemos. O conflito de gerações não é algo que surgiu agora, ele vem desde antes do nosso nascimento e é notável a diferença entre a geração dos nossos avós, pais e também a nossa. Daqui alguns anos, a geração Z vai ser a cringe, e até a próxima, aposto que vão descobrir uma nova palavra para caracterizar os bebês de hoje.
E assim, mais um ciclo da internet surge, a fase cringe.
Se você curte acompanhar todas as novidades da internet e do marketing digital, acompanhe a Você Digital Propaganda pelo Instagram.